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Ao falar sobre os acertos e erros mais comuns de quem expõe nas feiras de negócios, o consultor e jornalista Fernando Lummertz, destacou em Joinville que é preciso fazer um planejamento muito bem detalhado para não cair em “armadilhas”. A apresentação do tema aconteceu na sede do SINDIMEC (Sindicado Patronal da Indústria Mecânica de Joinville e Região), no dia 25 de julho, onde estavam reunidos integrantes da diretoria e associados da entidade, além de diretores da Messe Brasil.
Por mais de uma hora, o consultor abordou vários temas relacionados à participação em feiras. Pesquisas revelam que, a cada 10 visitantes, sete deles têm poder de comprar ou então poder de decisão. “Não se pode ignorar ninguém numa feira. Todos os visitantes são de extrema importância. Uma das grandes falhas de que atende o visitante é distinguir a aparência da pessoa. Isso está errado”, explica o consultor.
Segundo Fernando, o tempo para chamar a atenção do visitante que está passando em frente do estande é de apenas 30 segundos. “Caso o atendente não estiver preparado para convencê-lo neste curto espaço de tempo, ele perde a chance de apresentar o seu produto. É por isso que o atendente deve estar muito bem instruído e preparando. Caso o visitante disser que ele voltará mais tarde, pode esquecer. Ele não voltará não!”, alerta ele, que por vários anos atua como consultor na área de feiras de negócios pelo Brasil.
Mesmo diante de uma dificuldade financeira da empresa, o palestrante aconselha não ficar ausente deste tipo de evento, pois é ali que muitas vezes os negócios acontecem. Se ficar longe das feiras, o empresário ficará também longe das oportunidades. “Feira de negócios não é só para tirar pedido. É muito mais que isso: é para trocar informações, fortalecer as parcerias e expor o que você têm de melhor para oferecer ao seu cliente”, argumenta Lummertz.
Durante sua apresentação, ele também abordou sobre a importância da investimento (custo/benefício), tamanho do estande, objetivo (foco) da participação da empresa em determinada feira, treinamento do pessoal para atender os visitantes, além do atendimento pós-feira.
Quando perguntado sobre a questão das mídias sociais para chamar a atenção do visitante para o seu estande, Lummertz é enfático em dizer que é o empresário precisa achar um “meio termo” para que não sufoque o cliente e nem ficar de fora da mídia digital.
Diante dos associados do SINDIMEC, Lummertz defende o relacionamento pessoal, o aperto de mão, o telefonema e tudo que venha agregar numa relação entre ambas as partes (comprador e vendedor). “As mídias digitais são necessárias, porém há uma necessidade de manutenção dos relacionamentos continuarem, como era 20 ou 30 anos atrás. Quem não gosta de receber um telefonema, de conversar com pessoas? Este contato é essencial para manter o cliente por perto”, expõe. Lummertz menciona também o termo AIDA, que significa: Atenção, Intenção, Desejo e Ação.
Lummertz, ao final da palestra, salientou a importância do Follow Up dos visitantes que estiveram no seu estande. Dados apresentados por ele garantem que apenas 1/3 dos negócios são fechados no período da feira. “Os outros 67% são negociados entre o dia seguinte ao evento até um ano após. Como falei anteriormente, feira não serve apenas para tirar pedido de compra. É pra fazer relacionamento, recepcionar clientes, fortalecer a marca, apresentar novidades e gerar “, finaliza o consultor.
A próxima feira que o SINDIMEC participará é a INTERMACH, organizada pela Messe Brasil e que ocorre entre os dias 17 e 20 de setembro, no Complexo Expoville. Este é o principal evento do setor Metal Mecânico da região Sul do Brasil, sendo uma grande vitrine dos lançamentos e inovações para a Indústria.