Click e confira mais fotos da turma de Ajustagem Mecânica, uma Parceria SINDIMEC e SENAI/SESI
Foi dado o “start”, nesta segunda-feira (dia 5 de agosto), do Curso de Aprendizagem de Ajustador Mecânico para 35 jovens da região Norte catarinense. A aula inaugural do curso aconteceu no auditório do Senai/Sesi, de Joinville.
A apresentação da metodologia do curso de 800 horas (sendo 360 horas de aula prática) foi feita pelos integrantes do Senai/Sesi: orientadora pedagógica Célia Rejane Gonçalves; supervisor de Educação deste curso, Felippe de Souza; e gerente de Operações, Daniel de Aviz.
Esta iniciativa do SINDIMEC (Sindicato Patronal da Indústria Mecânica de Joinville e Região), juntamente com o apoio do Senai/Sesi, pretende treinar jovens para atender as demandas das empresas do setor metalmecânico da região Norte de Santa Catarina.
Um dos alunos, Vitor Martins da Silva, de 18 anos, estava bastante empolgado com a oportunidade conquistada. “Eu tenho um primo que já trabalha no setor e eu gosto muito desta área de atuação. Minha intenção é me profissionalizar neste segmento que tem grande leque de opções onde posso atuar. Hoje, trabalho na empresa do meu pai, mas eu gosto mesmo é da área de ferramentaria. Acredito que este curso vai abrir as portas para o mercado de trabalho”, destaca o rapaz.
Em sua explanação, a orientadora pedagógica Célia Rejane Gonçalves ressaltou que todos os jovens são capazes. “Tudo depende de foco, determinação e um bom planejamento. A palavra de ordem é dedicação. O segmento metalmecânico é muito amplo e diversificado, mas precisa de conhecimento e aprimoramento. É exatamente isso que vocês vão encontrar aqui neste curso!”, ressalta a orientadora. O supervisor de Educação deste curso, Felippe de Souza, deu as boas vindas e desejou muito sucesso e inspiração para todos os alunos ao longo deste um ano de curso.
O presidente do SINDIMEC, Ivo Pruner Jr., explicou que esta ação da entidade quer contribuir para a inserção e o desenvolvimento profissional de jovens no mercado de trabalho, suprindo a falta de mão de obra qualificada nas empresas do segmento. “Não temos dúvida que o jovem terá grande perspectiva de crescimento pessoal e profissional com este curso e, consequentemente, com sua inserção no mercado de trabalho”, expõe o presidente.
Ivo complementa dizendo que a intenção da entidade é que os jovens do curso venham a ser contratados como aprendizes pelas empresas do segmento. Além disso, o curso vem para suprir a falta de mão de obra capacitada neste setor que abrange mais de 1.300 empresas em toda a região Norte catarinense.
O Curso de Aprendizagem de Ajustador Mecânico está sendo realizado todos os dias, das 8h às 12 horas, e no período da tarde, os jovens podem ter a oportunidade de trabalhar em empresas como Jovem Aprendiz.
O gerente de Operações, Daniel de Aviz, comentou da satisfação do Senai/Sesi, em parceria com o SINDIMEC, em oferecer capacitação para os jovens que buscam conhecimento de qualidade. “A indústria precisa de profissionais capacitados e habilitados para a função. Nosso papel é oferecer este treinamento eficaz e de qualidade para todos vocês”, informa Daniel.
Este curso do SINDIMEC e o Senai/Sesi servirá de base para os jovens atuarem nas profissões de: Ferramenteiro, Soldador, Torneiro e Fresador, Técnico em Metrologia, Projetista, Técnico em Segurança do Trabalho, entre outras.