“Quem não faz parte da solução, sem dúvida faz parte do problema. O profissional não pode ser uma ‘parede ou um poste’ para que as pessoas se encostem. É necessário que o profissional tenha foco e determinação na atividade que executa na empresa”, afirma o consultor e Coach Otávio Fontoura ao palestrar durante o Workshop “Correção de Erros e Feedback”, em Joinville.
Promovido pelo Sindimec – Sindicato Patronal da Indústria Mecânica de Joinville e Região, o treinamento foi realizado nos dias 14 e 15 de outubro. Na plateia do auditório da entidade, estavam diretores, gerentes, líderes de equipe, profissionais do segmento metalmecânico.
Entre os tópicos da palestra, o consultor destacou a importância do feedback e a correção dos erros de forma efetiva, retenção de talentos e o bom gerenciamento de tarefas. Outros assuntos como: baixa produtividade na empresa, perda de clientes, atraso na entrega de tarefas e queda do ritmo de produção também foram explanados pelo palestrante.
Com ampla experiência no assessoramento de empresas com foco na melhoria de produtividade e rentabilidade, o consultor comenta sobre o Método QEPE, que significa: Quebrar o gelo, Erro (falar sobre o erro), possíveis soluções e elevar o moral.
“É preciso falar de maneira não-ofensiva para não agredir as pessoas. Nunca discuta e foque no que é certo. Importante que o profissional tenha estímulo à produtividade a partir de metas desafiadoras. Não se pode esquecer de usar a palavra ‘nós’ ao invés de ‘eu'”, frisa o palestrante.
Durante o treinamento, foram feitas várias simulações de como as pessoas podem falar de um problema. O consultor deu dicas de livros e orientações de como a empresa pode ser mais eficiente e focada.